Card Games

O primeiro jogo a apresentar os conceitos de construção de baralho foi o The Base Ball Card Game, criado pela empresa americana The Allegheny Card Co. e registrado em 4 de Abril de 1904.

No mercado americano era comum desde o inicio do século XX a comercialização de figurinhas de jogadores de Beisebol. Com o passar das décadas outros temas foram incorporados pelos fabricantes: esportes, filmes, heróis de quadrinho, etc.

Magic: The Gathering, criado por Richard Garfield e publicado pela Wizards of the Coast, foi o primeiro jogo a apresentar o conceito moderno de cartas colecionáveis.

images

Antes do advento do JCCs, o mercado de jogos alternativos foi dominado por role playing games (RPG), em especial Dungeons & Dragons da TSR, Inc. Wizards of the Coast (Wizards), uma empresa formada no porão de Peter Adkison em 1990, estava tentando entrar no mercado de RPG com a série The Order Primal que converteu personagens de outras séries de RPG.

O modelo de venda das cartas também costuma seguir o padrão estabelecido pelo Magic. As cartas são comercializadas em baralhos e envelopes (decks[9] e boosters em inglês)[10]. Os primeiros costumam ter de 40 a 50 cartas e os segundos de 5 a 13.

Na maioria dos JCC cada jogador edita um baralho de jogo contendo de 40 a 60 cartas. as cartas não são fixas e podem ser trocadas do baralho entre uma partida e outra, ou entre os próprios jogadores, porque cada um tem seus objetivos no jogo.

Em cada partida os baralhos são embaralhados e cada jogador começa com uma mão inicial e vai comprando mais cartas no desenrolar da partida.

Regras

Cada JCC tem um conjunto de regras próprias, regras quais definem o objetivo dos jogadores, os tipos de cartas nele existentes, e a forma como elas interagem[11].

Cada carta representa um elemento do jogo e tem uma caixa de texto que explica seu efeito durante a partida.

A estrutura de jogo mais comum é a desenvolvida pelo Magic. Nele cada carta do baralho representa uma magia. Cada jogador tem uma quantidade X de pontos de vida e o objetivo é exaurir os do oponente para eliminá-lo.

Em Battletech, um jogo de temática futurista, o objetivo é descartar o baralho do adversário.

Em alguns jogos há cartas que alteram as regras iniciais ou que podem ganhar a partida se foram postas em jogo.

Durante a partida algumas cartas são postas na mesa e representam elementos do jogo. Na maioria deles as cartas simbolizam criaturas sob o comando do jogador.

Um elemento recorrente a este tipo de jogo é a mecânica do “Gerenciamento de Recursos” que foi criada também no Magic e utilizada em diversos outros JCC e jogos de tabuleiro. O princípio é que as cartas têm um custo para serem postas na mesa. Para pagá-lo há um tipo especifico de carta que deve ser baixada antes e que paga este custo.

Outra característica em comum entre estes jogos são as estampas ilustrativas referentes ao tema do jogo.

magic_decks

Bom, para você não ficar perdido, vamos comentar sobre os TCGs mais conhecidos e jogados no Brasil. O mais clássico de todos é com certeza o Magic The Gathering, que apesar de não ser baseado em um anime, conquista vários fãs de animação pelo seu jeitão todo “mágico”, com seres como elfos, magos e similares. Esse era o card game mais disputado em todo o Brasil, e o primeiro que teve sua versão lançada em português. É também o que mais possui cartas, com um número quase ilimitado de cartas, que custam desde dez centavos até dez mil reais. Correndo por fora vinha Pokémon TCG, que se tornou febre junto com a onda dos monstrinhos de bolso, que acabou esfriando aqui no Brasil. Mesmo assim, muitos adeptos deste card game foram se formando e, até hoje, travam duelos emocionantes usando seus Pokémons preferidos. Mas, se você está atrás de uma febre, então seu lugar é em Yu-Gi-Oh!

Duel Monsters. O card game se tornou uma verdadeira onda no Brasil inteiro, impulsionado pelo grande nome que tem no Japão e pela chegada do anime nas TVs, Yu-Gi-Oh! Duel Monsters é com certeza o mais interativo e emocionante card game já criado, com infinitas possibilidades, exigindo muita estratégia do duelista.

yu_gi_oh_3

Site desenvolvidor por